sábado, 24 de maio de 2008

Morre Roberto Freire em 23/5/2008

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL534947-7084,00-ESCRITOR+E+TERAPEUTA+ROBERTO+FREIRE+MORRE+AOS+ANOS.html

http://br.noticias.yahoo.com/s/24052008/25/manchetes-psicanalista-roberto-freire-cremado-sao-paulo.html

Morreu ontem à noite o médico psiquiatra, psicanalista e escritor Roberto Freire, de 81 anos. Ele ficou conhecido na década de 1970 por criar, com base nos estudos de Wilhelm Reich, a Somaterapia, método revolucionário de psicanálise que busca a saúde e a harmonia emocional. Freire estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte do psicanalista não foi divulgada. O corpo do escritor foi cremado por volta do meio-dia de hoje, no Crematório da Vila Alpina, na capital paulista.

O psiquiatra escreveu vários romances, livros de ensaios e integrou a equipe de roteiristas de séries de televisão como "Malu Mulher" e a primeira edição de "A Grande Família", ambos na Rede Globo. "Sem Tesão Não Há Solução", livro de ensaios, vendeu mais de 200 mil exemplares. Também são bem conhecidos "Cléo e Daniel", "Sem entrada e sem mais nada", "Utopia e Paixão" e "Ame e dê Vexame".

Em 1991 foi criado um grupo de pesquisa e ação da Soma, terapia anarquista que nasceu para combater a idéia então vigente na sociedade de controle e redução do prazer, o que a longo prazo, segundo Freire, origina as neuroses. Este grupo de somaterapeutas, chamado de Coletivo Brancaleone, foi supervisionado desde então pelo próprio psicanalista. Freire se definia como "militante do tesão".

http://www.tipografiavirtual.blog.br/post.asp?cm=285

http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/05/24/ult4326u928.jhtm

Nenhum comentário: